:

  • Jogador Wallace É Punido Após Fazer Enquete Sobre Lula


  • Wallace Souza, do Cruzeiro, ficará de fora da reta final da Superliga Masculina de vôlei

O jogador de vôlei Wallace Souza, da equipe do Cruzeiro, recebeu punição do Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) depois de postar uma enquete sobre ameaças ao Presidente Luiz Inácio Lula Da silva. 

A suspensão do atleta vai até o dia 3 de maio, ou seja, Wallace estará fora da reta final da Superliga Masculina

Além de ser suspenso do Cruzeiro, Wallace também está impedido de representar a seleção brasileira durante o período de um ano. Contudo, ele já tinha anunciado a aposentadoria da seleção.

Wallace recebeu condenação por "promover e incitar a violência por meio da internet e das redes sociais". 


Post que gerou a punição — Imagem: reprodução
Em uma rede social, o jogador postou algumas fotos frequentando um clube de tiros e abriu uma caixa de perguntas. Um de seus seguidores perguntou se ele “daria um tiro na cara do Lula com essa 12”, e o jogador respondeu com uma enquete, questionando se alguém faria isso. 

Após a repercussão negativa, o jogador gravou um vídeo com pedido de desculpas, afirmando que sua intenção nunca foi a de incitar a violência contra o presidente. Veja: 



Nota Completa Do Conselho De Ética Do COB


- O Conselho de Ética do COB, decide, por unanimidade, julgar procedente a representação formulada pelo Compliance Officer do Comitê Olímpico do Brasil (COB) contra o atleta WALLACE LEANDRO DE SOUZA, CONDENANDO o Representado pela prática do ato antiético de promover e incitar a violência por meio da internet e das redes sociais, com fundamento no art. 8º e art. 34 do Código de Conduta Ética do COB. 

Como consequência, fica o Representado SUSPENSO por 90 (noventa) dias, contados da data do afastamento originário – até 3 de maio de 2023 - de todas as atividades relacionadas ao Comitê Olímpico do Brasil, bem como as entidades/organizações esportivas que estão sob a égide do sistema olímpico brasileiro, tal como a Confederação Brasileira de Voleibol e as Federações estaduais e locais de voleibol. 

Fica também o Representado SUSPENSO por 1 (um) ano - até 3 de fevereiro de 2024 - da representação da Seleção Brasileira de Voleibol, nos termos do art. 57, II, do Código de Conduta Ética do COB - diz a decisão.